Para ter sucesso no poker, seja entre os jogadores dos cassinos físicos ou do modo online, não basta ter estratégias, também é necessário ter inteligência emocional. Essa modalidade acaba despertando diversos sentimentos de uma vez só, exigindo que os jogadores saibam controlar suas emoções para sair vencedor. O importante é identificar as fraquezas e as forças de forma realista para também conseguir entender os sentimentos do adversário.
Existem muitos apostadores que jogam poker por horas, fazem muitos rebuys, não constroem nenhum grande stack, e acabam sendo eliminados do torneio. Mesmo assim, sem conseguir aceitar a derrota, vão para um cash game e começam a aumentar os prejuízos. O mais correto nesses momentos é desistir do jogo e voltar as mesas apenas no outro dia com a cabeça mais fria e tranquila, deixando o orgulho de lado.
Outra situação de falta de inteligência emocional é quando os jogadores não conseguem sair com o dinheiro mesmo jogando com um adversário que tem estratégias fracas. O que acontece nesses momentos é que invés de o apostador pensar de maneira racional e tomar as decisões corretas, ele quer se vingar do concorrente e acaba saindo prejudicado da partida.
Além disso, muitas pessoas deixam o poker se tornar o momento mais importante das suas vidas, deixando seus afazeres indispensáveis para depois. Acontecimentos como esse mostram que os usuários estão deixando o jogo controlarem suas vidas e não estão usando de forma correta a inteligência emocional. É necessário pensar em quantas vezes a melhor opção era parar de apostar, mas também em quantas vezes o jogador não teve autonomia para isso.
Para ter boas atuações no poker é muito importante treinar os sentimentos a cada sessão do jogo. É extremamente necessário analisar cada decisão tomada para entender os acertos e os erros na modalidade. Desta forma, a evolução do jogador é vista tanto nos aspectos emocionais como nos aspectos estratégicos, trazendo mais diversão e lucros aos usuários.